Captação de água da chuva

18 de abril de 2021de FabioNovidades

banner-11-1200x469.png

O sistema de captação de água, também chamado de cisterna, consiste em um reservatório que faz a captação e armazena a água da chuva para reaproveitamento no uso doméstico.

É considerada uma das melhores e mais eficazes opções em relação à economia de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas.

A cisterna funciona da seguinte maneira, a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina impurezas (galhos, folhas etc).

Um freio d’água impede que a entrada de água na cisterna agite o seu conteúdo, o que iria suspender as partículas sólidas depositadas no fundo; Proveniente da chuva, a água obtida não pode ser considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato etc.

Por essa razão, não é apropriada para consumo humano, mas pode ser utilizada em diversas tarefas em casa, como lavar a louça, o carro, a calçada, o vaso sanitário etc. A utilização da cisterna trata-se de uma atitude sustentável e é possível economizar até 50% do valor da conta de água.